fbpx

TENHO VARIZES. POSSO ME EXERCITAR?

Essa é uma dúvida comum entre os portadores das tais veias defeituosas que se desenvolvem abaixo da pele e que causam inchaço, dores e desconforto. Mas… Se você segue este blog, você sabe que a gente vai te explicar tintin por tintin como funciona essa história de varizes antes de te dar um parecer sobre esse assunto. Certo? Certo! Vem com a gente saber mais!

O que são as  varizes?

Pense que as veias fazem parte do “encanamento” que leva o sangue para toda parte do nosso corpo. É através delas que o sangue enviado do coração para os membros inferiores, fazem o caminho inverso, e voltam para o coração. Assim como qualquer encanamento, as veias também possuem válvulas que controlam a entrada e saída do sangue. Agora imagine que uma válvula emperre e pare de funcionar corretamente, o que acontece? Exatamente! Haverá um acumulo de sangue no local. Em casos mais sérios, assim como canos, as veias rompem, causando dores agudas. Geralmente, elas dilatam e perdem a elasticidade com os coágulos sanguíneos.

Perceberam que varizes tem tudo haver com circulação né? E adivinha o que mais tem haver com isso? Músculos! Toda vez que nos movimentamos, nossos músculos inferiores se contraem, funcionando como uma bomba, ajudando o sangue a retornar para o coração, indo contra a força da gravidade. Agora pense comigo; como otimizar esse bombeamento, fazendo com que o fluxo se torne cada vez maior? Tornando a bomba mais potente! E sendo os músculos as bombas do nosso encanamento, temos que fortalecer nossos músculos para que eles fiquem mais potentes e ajudem na circulação do sangue.

Aqui já começamos a traçar o primeiro paralelo entre atividade física e prevenção/tratamento de varizes. Mas será que é só isso? Fortalecimento muscular? E a resposta é NÃO! São diversos os motivos pelos quais as varizes podem acontecer como histórico familiar, envelhecimento, alterações hormonais… Mas o que interessa para nós aqui nesse post é a obesidade e o sedentarismo.

No caso da obesidade, quanto maior o peso que o corpo exerce sobre os membros inferiores, maior será a pressão e mais difícil a volta do sangue para o coração. Há uma sobrecarrega na “bomba” ou seja, nos seus músculos. No sedentarismo a analogia da bomba continua a valer, mas aí entra outro ponto importante, além dos músculos servirem como bomba no nosso “encanamento” eles também mantém a integridade dos nossos “canos” ou seja, das nossas veias. Com a musculatura mais frágil, as paredes venosas se tornam mais relaxadas e as válvulas passam a não funcionar corretamente, mesmo com a pressão sanguínea correta. Nesse caso, o sangue tende a se acumular gerando os coágulos.

Sabe as meias de compressão comumente usadas por quem possui varizes? Então, elas reduzem o diâmetro da perna, melhorando a ação da musculatura. Ou seja, ela age como um “propulsor” que ajuda a “bomba” do nosso corpo a levar o sangue de volta para o coração. Segura aí essa informação. Mas chega de explicação, finalmente respondendo a dúvida que não quer calar: Tenho Varizes. Posso Me Exercitar?

E a resposta é SIM!!!! Não só pode, como deve! Além de sair do sedentarismo e dar fim a obesidade de uma vez por todas, abandone as meias de compressão e produza você  e opte por modalidades como musculação ou spinnig. Que além de fortalecer a musculatura dos membros inferiores, ainda irá melhorar a circulação. Atividades aeróbicas como uma caminhada na esteira e elíptico são ótimas pedidas. Mas lembre-se: Passe sempre no seu angiologista e peça ajuda aos nossos professores Open Fitness para montar um treino saudável e sem riscos para você.

Vem ser Open!

?>