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QUAIS EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDAM NA ANSIEDADE?

A ansiedade pode ser dividida em dois tipos: a passageira – que corresponde a um traço de personalidade e costuma acontecer pontualmente – e a crônica. No último caso, o indivíduo é acometido por um problema psicoemocional chamado de Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), que tem tratamentos e sintomas bem específicos.

Independentemente de qual seja o seu tipo de ansiedade, uma coisa é certa: a prática de exercícios pode ajudar.

Equilibra a produção de hormônios

O nosso corpo é controlado por uma série de hormônios, que enviam sinais para que as células executem diversas funções. O desequilíbrio nesses níveis hormonais pode trazer uma série de problemas para a saúde, mas fugir do sedentarismo tem o poder de equilibrar um pouco essa questão. Lembrando que casos mais sérios exigem atenção médica. 

Aumenta a disposição no dia a dia

Pode parecer estranho, mas a prática regular de exercícios físicos nos deixa mais dispostos para realizar as tarefas do dia a dia. É claro que, logo depois da atividade, você tende a sentir cansaço. Mas com o desenvolvimento do hábito, os seus níveis de energia vão subir e o seu cotidiano será muito mais produtivo, reduzindo a ansiedade.

Melhora a qualidade do sono

Pessoas ansiosas tendem a ter um sono prejudicado, normalmente, por episódios de insônia. Fazer atividades físicas frequentemente ajuda muito nessa questão. Mas é importante ter um cuidado: evite realizá-las no período da noite, já que esse horário pode acabar deixando você ainda mais acordado.

Reduz o estresse

Ansiedade e estresse caminham juntos. O ansioso, por natureza, tende a se preocupar excessivamente com as coisas e acaba ficando estressado. Com a prática de exercícios, essa consequência é reduzida de forma considerável, fazendo com que a sua qualidade de vida melhore.

Alivia os sintomas de transtornos mentais

O paciente com ansiedade é, normalmente, acometido também por outras questões psicológicas e da mente. Ou seja: os exercícios e a saúde mental estão correlacionados de maneira profunda. Se você lida com muitas alterações emocionais, invista nessa prática em seu dia a dia.

Previne doenças

A prevenção de doenças é outro ponto que é coberto pela prática regular de atividades físicas e que pode, indiretamente, reduzir a ansiedade. Se você é do tipo que se preocupa muito com a saúde, terá a segurança de que está fazendo o melhor para o seu corpo. É um investimento para a saúde física e mental!

Melhora a autoconfiança 

Por fim, uma das principais consequências da ansiedade para o emocional é a queda da autoconfiança, assim como da autoestima. O equilíbrio obtido a partir da prática regular de exercícios físicos tende a reduzir isso de forma expressiva, fazendo com que você se sinta mais seguro e confiante.

Lembrando que isso também é válido para a depressão e qualquer outro transtorno ou alteração psicoemocional!

Quais são os melhores exercícios para a ansiedade diminuir?

Agora, é hora de conferirmos algumas dicas de atividades benéficas para o combate à ansiedade. Vamos lá?

Andar de bicicleta

Andar de bicicleta é um exercício completo. Ele trabalha os músculos, ajuda no condicionamento físico e queima calorias de forma muito eficiente. Além disso, é ótimo para que o ciclista possa refletir, observar novas paisagens e se conectar consigo mesmo. Ou seja: que tal dar umas pedaladas por aí?

Correr

Correr também traz muitos benefícios para a saúde, sendo um momento de conexão ímpar para quem está praticando a atividade. Coloque os fones de ouvido, escolha um local tranquilo e bonito, use calçados e roupas confortáveis e deixe o seu corpo falar. São só benefícios para a saúde!

Meditar

A meditação é outra prática de autoconhecimento e que pode ser considerada uma atividade física, desde que atrelada a outras práticas, como a Yoga ou o Pilates. Vale a pena pesquisar sobre cada uma delas e começar! O lado bom é que isso pode ser feito sem que você precise sair de casa.

Alongar

Outra atividade que pode ser feita no conforto do seu lar é o alongamento. Ele também pode estar associado à Ioga ou ao Pilates, ou ser feito isoladamente. É recomendado dar uma boa alongada ao acordar e antes de dormir, preparando os músculos e as articulações tanto para o dia que está começando quanto para o repouso.

Dançar

Quem dança (e canta), espanta os males! Aulas de dança ou sessões feitas na sala da sua casa são ótimos meios de mandar a ansiedade para bem longe e, de quebra, melhorar o seu condicionamento físico. Você pode seguir aulas disponíveis online ou, simplesmente, colocar as suas músicas preferidas para tocar e mexer o esqueleto. O que importa é se divertir!

Essas são apenas algumas ideias. Qualquer atividade física é válida, desde caminhadas com o cachorrinho de estimação até as idas diárias à academia. Escolha o que for mais motivador para o seu dia a dia e aproveite!

Gostou de saber mais sobre os benefícios dos exercícios físicos para ansiedade? Agora, é com você! Dar o primeiro passo é difícil, mas comece pouco a pouco e, em breve, você verá de perto todas as vantagens dessa mudança em seu estilo de vida.

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via vida saudável.