fbpx

O QUE É HIPERTROFIA MUSCULAR?

A hipertrofia muscular refere-se ao aumento do tamanho das fibras musculares em resposta ao treinamento de resistência. Em termos simples, é o processo pelo qual os músculos crescem em tamanho e volume devido a prática de atividades físicas intensa, e alimentação adequada, que deve ser rica em proteínas e carboidratos.

O processo de hipertrofia deve ser acompanhado por um profissional de educação física qualificado, além de nutricionista para que a alimentação esteja em concordância com o treino e que a pessoa não sofra consequências, como por exemplo câimbras ou alteração no funcionamento de alguns órgãos.

Como acontece a hipertrofia?

Durante uma sessão de treinamento de resistência, o músculo é submetido a micro lesões. Isso ocorre quando você desafia os músculos com cargas pesadas e exercícios intensos.

Um ponto crucial no processo de hipertrofia, é a síntese proteica. Durante a fase de reparo, o corpo produz novas proteínas musculares para substituir as danificadas. Isso resulta no crescimento e no fortalecimento dos músculos.

O processo de estresse muscular também pode ser percebido devido à sensação de queimação do músculo durante ou após a realização do exercício. Isso acontece devido ao inchaço das células musculares por causa do acúmulo de sangue, glicogênio e outras substâncias no seu interior, o que estimula o aumento da massa muscular.

Como garantir a hipertrofia?

Para garantir a hipertrofia, é importante que a atividade física seja realizada de forma intensa e regular, que seja respeitado o período de descanso muscular e que se tenha uma alimentação rica em gorduras boas e proteínas, sendo importante que seja indicado pelo nutricionista.

Para conhecer as melhores estratégias para gerar hipertrofia em seus treinos, procure um profissional Open Fitness.