fbpx

NÃO CONSIGO IR A ACADEMIA POIS TENHO SONO DE MANHÃ. COMO RESOLVER?

A maior dificuldade de ir na academia, muitas vezes não está diretamente relacionado ao treino e ao esforço gasto nas execuções dos exercícios. A grande maioria encontra dificuldade para ir a academia, para se deslocar até o local, separar um momento do seu dia, que muita das vezes estaria sendo separado para o descanso, para as atividades físicas.

A sensação de “dever cumprido” depois de se exercitar, não tem preço, mas o “monstro de 7 de cabeças” se encontra para sair de casa. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de como vencer o sono de manhã e ter mais disposição. É comum as pessoas sofrerem com a falta de energia matinal, o que atrapalha a sua produtividade e qualidade de vida.  

Antes de discutirmos essas estratégias para evitar cansaço, é importante entendermos o que causa a sonolência matinal. O nosso corpo segue um ritmo circadiano, que é o ciclo de 24 horas que regula as funções biológicas do nosso organismo, como o sono, a temperatura corporal e a secreção de hormônios. Esse ritmo é influenciado por diversos fatores, como por exemplo, a exposição à luz e a temperatura ambiente.

A exposição à luz é especialmente importante para regular o nosso ritmo circadiano. A luz do sol é a principal fonte de sincronização do nosso relógio biológico, e por isso é importante sair ao ar livre logo pela manhã para receber essa luz natural. Devido a mesma lógica, é recomendado evitar a exposição à luz artificial durante a noite, como celulares, computadores e TV, pois isso prejudica o nosso sono. A luz artificial “engana” o cérebro, como se estivesse dia, para incentivá-lo a ficar mais ligado e acordado. 

Outro fator importante para vencer o sono matinal é a qualidade do sono durante a noite. É importante dormir o suficiente e ter uma boa qualidade de sono para se sentir descansado e renovado pela manhã. Algumas dicas para melhorar a qualidade do sono incluem estabelecer um horário regular para dormir e acordar, evitar a ingestão de cafeína e álcool antes de dormir, e criar um ambiente tranquilo e confortável para dormir.

Além disso, é importante cuidar da sua saúde em geral. A prática regular de exercícios físicos, uma alimentação saudável e equilibrada, geram a redução do estresse que te ajudam a melhorar a qualidade do sono e aumentar a disposição durante o dia.

A academia é essencial em todo esse processo, a prática de atividade física, apesar de ser difícil ser iniciada de manhã vai te gerar energia para o resto do dia. Ao final de um exercício o corpo libera altas doses de endorfina, conhecido como hormônio da felicidade. Gerando para o corpo altos níveis de satisfação e bem estar. Se tornando assim uma via de mão dupla, da mesma forma que você fica cansado para se exercitar, ao final você se sente mais energizado e disposto do que no começo.

O importante é levantar da cama e começar, não deixar o cérebro pensar muito, acorde, escove os dentes (que também é outra técnica de despertar), coloque a roupa de academia e vá treinar! O resto a própria academia vai te proporcionar.   

É essencial ressaltar que cada pessoa é única, e as estratégias que funcionam para uma pessoa podem não funcionar para outra. Se você está lutando contra a sonolência matinal, experimente diferentes abordagens para descobrir o que funciona melhor para você.

Vencer o sono matinal e a preguiça aumenta a disposição durante o dia e proporciona uma qualidade de vida muito melhor. É um processo que requer uma abordagem que inclui a regulação do ritmo circadiano, a qualidade do sono, a saúde em geral e a experimentação pessoal.