fbpx

QUAL FAZER PRIMEIRO? MUSCULAÇÃO OU AERÓBICO

Que é importante intercalar treinos de força (musculação) e aeróbicos, todo mundo sabe, mas uma dúvida que sempre fez parte do dia-a-dia das academias é: Faço aeróbico antes ou depois da musculação? E a resposta para esse tema, como na maioria dos temas relacionado a atividades físicas é: depende! Depende do seu objetivo. Suas prioridades definirão não só a ordem dessas duas modalidades como também a intensidade dos treinos.

Em primeiro lugar: o que é um treino aeróbico, um treino de força e o que eles fazem no seu corpo.

No corpo humano existem dois tipos de metabolismos energéticos: o anaeróbico e o aeróbico. Temos diversas fibras musculares e quando realizamos um dos dois treinos, o de força e o aeróbico, utilizamos metabolismos distintos. Fibras brancas são ativadas nos treinos de musculação, logo utilizam o metabolismo anaeróbico e consomem glicogênio, que são substâncias de rápida queima e são utilizadas primeiro. Nos treinos aeróbicos mobilizamos as fibras vermelhas, elas utilizam gorduras como fonte de energia, que dão mais energia, mas são queimadas mais lentamente e só são utilizados depois que o estoque de glicogênio é utilizado. Por isso acabar com os pneuzinhos é mais difícil, pois eles são reservas de gordura.

E é aí que reside a diferença. Enquanto a musculação excita os músculos causando hipertrofia (aumento de massa muscular), o treino aeróbico queima gordura para ganhar energia, o que é a essência da perda de peso.

E agora? Faço primeiro musculação ou aeróbico?

Quero aumentar minha força muscular: musculação primeiro, aeróbico depois.

Quando ativamos o metabolismo anaeróbico primeiro (através do treino de força) gastamos nossa reserva de glicogênio, ou seja, se você priorizar o treino de força em vez do aeróbico, pode concentrar mais energia (glicogênio é consumido mais rápido, lembra?) em levantar esses pesos corretamente em vez de entrar em uma sessão suado(a) e sem fôlego, incapaz de ter um desempenho tão bom e aumentar riscos de lesões devido à fadiga.

Quero perder peso, aeróbico primeiro certo? Errado! Musculação primeiro, aeróbico depois.

Como dito anteriormente, gasta-se primeiro a reserva de glicogênio para depois gastar a reserva de gordura. Então se você quiser perder peso, gaste sua reserva de glicogênio fazendo um treino de hipertrofia e já comece seu treino aeróbico queimando gordurinhas.

Para potencializar os resultados faça aeróbicos de baixa intensidade como uma caminhada na esteira ou bicicleta.

Mas e seu quiser fazer o aeróbico primeiro? Bom, aí você está querendo se manter em forma ou melhorar sua capacidade cardiorrespiratória.

Muitos professores utilizam o método de 10 a 15 minutos de exercícios aeróbicos de baixa intensidade, como andar de bicicleta, antes da musculação. Essa estratégia é para preparar os músculos para o movimento e aumentar seu fluxo sanguíneo em grupos musculares que você utilizará em seu treino de força.

Para o aumento da capacidade cardiorrespiratória, o raciocínio é o mesmo do ganho de força muscular. Se você gasta toda a sua reserva de energia rápida (glicogênio) na musculação, irá cansar seus músculos fazendo com que você diminua sua resistência, aumentando o risco de lesões. Então se quer ter mais fôlego para as atividades do seu dia-a-dia, faça o treino aeróbico primeiro.

Importante!

Exercícios aeróbicos feitos de forma errada, podem comprometer seu ganho de massa muscular e até acarretar em perda da mesma. Lembrando que massa magra é músculo e músculo também queima calorias para funcionar, quanto mais músculos maior a queima. Por isso, passar horas na esteira, elíptico ou bicicleta para aumentar a perda de peso não é uma boa ideia. Converse com os professores da Open para que eles te instruam a melhor forma de potencializar seus resultados.

Bom treino!

?>