fbpx

COMO DRIBLAR A VONTADE DE COMER DOCE? 

Manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ser um grande desafio, principalmente quando a vontade de doces aparece. Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de comer um doce logo após as refeições? Os doces açucarados são viciantes e pode ser difícil resistir a tentação. O açúcar assim como a maioria dos alimentos, não são prejudiciais em pequenas quantidades, o problema começa quando ingerido em grandes quantidades.  

Se você acompanha esse blog, temos certeza que gosta de um estilo de vida mais saudável, é possível seguir comendo algumas guloseimas e continuar em uma alimentação equilibrada. Caso você realmente queira driblar a vontade de comer um docinho naquele momento, nós separamos algumas dicas simples para serem implementadas.  

Mas primeiro, de onde vem essa vontade? 

Como já falamos, é muito comum sentirmos uma vontade incontrolável de comer doce depois de grandes refeições ou no período da tarde. Para conseguir definitivamente abater essa vontade é necessário primeiramente descobrir a sua causa. Muitas vezes, a vontade de doce pode estar relacionada a algum fator emocional, como estresse, ansiedade, tristeza ou tédio. Outro fator determinante para essa vontade insaciável pode estar relacionado à falta de nutrientes nas refeições.  

Identificar a causa da vontade pode ajudar a lidar com ela de forma mais eficaz. Se a causa for emocional, busque alternativas saudáveis para lidar com a emoção, como meditação, exercícios de respiração, caminhadas ou conversar com amigos. Caso notar que a causa pode estar relacionada a falta de nutrientes, invista em refeições equilibradas, ricas em proteínas, carboidratos complexos, fibras e gorduras boas. Isso ajuda a manter a saciedade e reduzir a vontade de comer doces.

Consuma fontes de triptofano

O triptofano é um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Quando estamos com baixos níveis de serotonina, tendemos a buscar alimentos que nos dêem prazer, como os doces. Consuma alimentos ricos em triptofano, como carnes, ovos, leite e queijo. Além de evitar consumos exagerados de açúcar no dia a dia, pois a tendência é gerar cada vez mais vontade de ingerir esses alimentos. Então, atente-se a evitar industrializados ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, biscoitos, chocolates e doces em geral. 

Beba mais água

Às vezes, a vontade de doce, assim como a fome pode ser confundida com sede. Beber água pode ajudar a saciar a sede e reduzir a vontade de comer doces. Além disso, a água é importante para manter o corpo hidratado e ajudar na digestão. Um corpo com o organismo saciado tende a emitir menos vontades. 

Tente adiar o consumo

Quando a vontade de doce bater, tente adiar o consumo por alguns minutos. Dê uma volta, faça uma atividade diferente ou converse com alguém. Muitas vezes, a vontade de doce passa com o tempo e você acaba esquecendo dela.

Não consegui driblar a vontade, e agora? 

Já está com vontade de comer aquele docinho e não conseguiu controlar? Então bora saciar essa vontade! 

Busque por substituições  

Young girl in the kitchen preparing cakes

Ter opções saudáveis em casa pode ajudar a controlar a vontade de doce. Tenha frutas, iogurtes naturais, barrinhas de cereais e nuts sempre à mão. Assim, quando bater aquela vontade de doce, você terá opções saudáveis para se satisfazer. Caso você não esteja muito no clima da barrinha, você também pode investir em uma receita saudável. Aqui no blog temos algumas receitas incríveis e super fáceis de fazer. Clique aqui para ler. 

Se permita! 

Se nada está saciando sua vontade de comer doce, estabeleça limites para o consumo. Por exemplo, permita-se um doce por semana ou opte por um pequeno pedaço de chocolate por dia. Assim, você pode controlar a quantidade de açúcar que consome e evitar excessos. Quando consumir o doce, faça isso com consciência e aproveite o sabor. Mastigue devagar, saboreie cada pedaço e preste atenção nas sensações que o doce provoca em seu paladar. Dessa forma, você pode satisfazer a vontade de doce e, ao mesmo tempo, evita o consumo exagerado.

Pratique atividades físicas

A prática regular de atividades físicas ajuda a reduzir a vontade de doce. Isso acontece pois durante o exercício, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor que ajuda a reduzir a ansiedade e gera uma sensação de felicidade. O que consequentemente evita a vontade de comer doces. Além disso, em todo o processo de atividade física você consegue acelerar o seu metabolismo durante o processo. O que ajuda a não manter as gorduras dos alimentos no organismo. Quer entender mais sobre esse assunto? Clique aqui. 

Vem para a Open