fbpx

A IMPORTÂNCIA DA PAUSA DURANTE OS TREINOS

Um dos passos importantes que precisam ser seguidos na musculação, tanto para a execução ideal das práticas, quanto para seu próprio bem estar é a pausa de um exercício e outro.

 O objetivo principal dessas pausas é ajudar os músculos a se recuperarem entre os exercícios. Assim, com as pausas certas, você já está pronto para continuar o treino.

Dessa forma, se suas pausas forem menores do que devem, os músculos podem ficar cansados, e comprometer a performance das próximas repetições. Além disso, um intervalo maior que o indicado para cada repetição pode alterar o estímulo físico e mudar as adaptações do corpo que o exercício precisa. Isso também modifica negativamente o resultado esperado do treino.

Em geral, treinos que têm como foco ganho de força e massa muscular, que demanda de cargas maiores, o intervalo vai de 45 segundos a 1 minuto e meio. Enquanto isso, treinos para emagrecimento têm pausa menor, assim mantém os batimentos cardíacos acelerados, incentivando maior gasto calórico.

Lembre-se de sempre contar com a ajuda de um professor especializado para montar seu treino. Assim, você se mantém cada vez mais próximo do seu objetivo, de forma saudável.