fbpx

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NO TRATAMENTO DA DIABETES MELLITUS

A importância da atividade física no tratamento da Diabetes Mellitus

A Diabetes mellitus é uma enfermidade que atinge cerca de 15 milhões de adultos no Brasil e mata aproximadamente 6,7 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Se trata de uma doença causada pela deficiência ou má absorção do hormônio chamado insulina, responsável por impulsionar o rendimento da glicose como fonte de energia do corpo humano. A diabetes, na verdade, é um grupo de doenças que tem como base o aumento da concentração de glicose no sangue. Elas se dividem em diabetes tipo 1, tipo 2,  gestacional e diabetes associadas a outras doenças.

Apesar de um dos sintomas mais comuns da diabetes é o cansaço excessivo, é de extrema importância a prática de atividade física no controle da doença. Para João Salles, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, o exercício físico para diabéticos é tão indispensável quanto a medicação.

Quando o diabético pratica exercício físico ele otimiza seu metabolismo. Isso acontece porque o exercício impulsiona a captação de glicose pelas células, sem precisar de insulina para isso. Ou seja, a quantidade de açúcar no sangue diminui sozinha. Outro grande ponto a ser considerado quando o assunto é atividade física para diabéticos, é que a prática reduz a quantidade de gordura corporal, o que é proporcional a resistência à insulina. Portanto, quanto menor a quantidade de gordura, melhor será o controle sobre a doença. Para se ter uma ideia do impacto da atividade física na rotina de pessoas com diabetes, foi realizado um estudo pela clínica da Novo Nordisk, em que foi analisado um time de ciclistas com diabetes tipo 1, quando eles pedalaram diminuíram a aplicação de insulina de 5 para uma vez por dia.

Mas e qual a frequência e que tipo de exercícios é aconselhado para diabéticos:

De acordo com o Dr. Clayton Macedo, especialista em Medicina do Esporte e do Exercício e ex-coordenador do Departamento de Diabetes, Exercício e Esporte da Sociedade Brasileira de diabetes:

  • Crianças e adolescentes com diabetes devem praticar 60min/dia atividades físicas aeróbicas de alta intensidade em pelo menos 3 dias na semana. Nós, da Open, recomendamos nossas aulas de spinning, jump ou a aula de circuitos.  Nelas, além de se divertir, a criançada ainda vai suar a camisa!
  • Para os adultos, a prática deve ser pelo menos 2 horas e meia por semana e dividida em pelo menos 3 dias. E a atividade deve ser de intensidade moderada a alta sendo fixada entre 50 a 70% da frequência cardíaca máxima. Além das modalidades indicadas acima, é interessante a prática de atividades como zumba e ritmos ou muay thai. Fazendo com que a rotina de exercício não fique só na bicicleta, elíptico ou esteira.
  • Para diabéticos idosos, treinos como os de flexibilidade e equilíbrio são excelentes alternativas. E como a Open tem atividades para toda família, além da musculação, também oferecemos pilates, yoga e o treino de TRX.